Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

Soja fecha em queda com cancelamentos da China e clima favorável no Brasil.

Publicada em 21/12/2012 às 10:27:14

Soja fecha em queda com cancelamentos da China e clima favorável no Brasil.Soja fecha em queda com cancelamentos da China e clima favorável no Brasil.


Nesta quinta-feira (20), a soja operou com expressiva queda durante todo o pregão e recuou para o menor patamar em um mês na Bolsa de Chicago. Os principais vencimentos negociados terminaram mais uma sessão perdendo mais de 20 pontos.


Um dos principais fatores de pressão para as cotações no pregão de hoje foi um novo cancelamento de compras de soja da China nos Estados Unidos. O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) anunciou, pela segunda vez nessa semana, um novo cancelamento de compras de soja da China, dessa vez de 540 mil toneladas. O voluem seria entregue na safra 2012/13.


Porém, o mercado sentiu ainda a pressão das condições climáticas favoráveis na América da Sul. No Brasil, o clima tem favorecido expressivamente o desenvolvimento das lavouras e isso já tem causado um impacto direto nos preços. Na Argentina, porém, chuvas excessivas comprometem os trabalhos de campo.


Segundo Paulo Molinari, analista da Safras & Mercado, ainda não se pode falar em perdas na produção argentina, somente em atraso do plantio. A situação no país, sendo assim, ainda é uma incógnita e isso traz mais volatilidade ao mercado.


“Em 2010, 2011, 2012 basicamente tivemos notícias climáticas que acabaram sustentando os preços, e nesse momento as informações são positivas para as lavouras. Então, naturalmente, tem o efeito contrário para os preços”, explica Molinari. Segundo o analista, esse pode ser o viés pelo qual o mercado seguirá em 2013 caso o clima se mantenha favorável no Hemisfério Sul.


Além disso, o mercado ainda viu na sessão desta quinta-feira a continuação de uma liquidação de posições por parte dos fundos de investimentos. Essas vendas técnicas, porém, também pesam sobre os negócios.


Fonte: n.a.