Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

Plantio dos grãos de verão encaminha-se para o final no RS.

Publicada em 21/12/2012 às 10:33:15

Plantio dos grãos de verão encaminha-se para o final no RS.Plantio dos grãos de verão encaminha-se para o final no RS.


A safra 2013 de arroz está praticamente toda plantada, restando poucas áreas para sua total finalização. Com a umidade em níveis satisfatórios, segundo o Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, as sementes lançadas ao solo germinam sem maiores dificuldade, resultando em um bom padrão para as lavouras. Nas lavouras mais adiantadas, os agricultores controlam a irrigação e iniciam a aplicação de adubos em cobertura, visando garantir uma boa produtividade. A cultura está com 96% da área na fase de desenvolvimento vegetativo.


O feijão também se encontra em final de plantio, restando 2% da área prevista de cerca de 55,4 mil hectares a serem semeados. Em sua maioria, os grãos estão na fase de floração (30%) e as lavouras implantadas no cedo já começam a ser colhidas. A produtividade ainda se mantém dentro das expectativas iniciais, mas verificando-se em algumas lavouras qualidade apenas regular (grãos miúdos) devido à escassez de umidade durante o mês de novembro/2012.


Já o plantio do milho chega a 85% do total previsto, beneficiado com as boas condições de umidade. A partir de agora, os produtores começarão a se preocupar com mais intensidade em relação às condições climáticas, uma vez que, neste mês, é quando se concentra o maior percentual de lavouras nas fases críticas de floração e enchimento de grãos, que no momento alcançam, em conjunto, 41% do total.


Na soja, a evolução no plantio foi de 36 pontos percentuais, um aumento significativo com relação à semana anterior, quando estava em 50% da área plantada. De maneira geral, as lavoras apresentam bom aspecto e não há sinais de problemas quanto a pragas e moléstias. A cultura está com 82% na fase de desenvolvimento vegetativo.


Fonte: emater.