Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

Soja: Representantes do setor negociam com o governo para desonerar o grão.

Publicada em 24/04/2013 às 21:32:51

Soja: Representantes do setor negociam com o governo para desonerar o grão.Soja: Representantes do setor negociam com o governo para desonerar o grão.


Nesta terça-feira (22), o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Carlo Lovatelli, informou que os representantes do setor ainda negociam com o Governo Federal para implantar uma medida de desoneração de tributos para o complexo soja. Ainda ontem, ao deixar o Ministério da Fazenda, Lovatelli afirmou à imprensa que as contas não fecham.

Na visão do presidente, é difícil definir o uso do crédito presumido ao longo da cadeia produtiva, a partir da desoneração do PIS/Cofins. Atualmente, o setor possui um crédito de R$ 4,5 bilhões para receber e o assunto está sendo discutido com o governo devido às dificuldades dos exportadores em utilizar o recurso, conforme sinaliza Lovatelli.

O executivo da Abiove ainda comentou sobre as notícias de novos cancelamentos de compras de soja por parte dos investidores chineses, divulgada pelo senador Blairo Maggi (PR-MT) na semana passada. Segundo o presidente, o cenário é grave e a desistência das compras poderia até mesmo envolver cerca de 2 milhões de toneladas, mesmo volume cancelado pela trading Sunrise no final do mês de março.

Por outro lado, o diretor da Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais), Sérgio Mendes, afirmou no início desta semana que os importadores chineses estariam apenas postergando o prazo de entrega do produto brasileiro, e não cancelando as compras.

Os atrasos dos embarques dos grãos pelos portos brasileiros tem sido uma constante nesta safra. O line-up dos navios alcança entre 30 e 40 dias, e multa é de US$ 25 mil por dia. Frente a esse cenário, os parlamentares da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) realizaram uma reunião, ontem (22), com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, para buscar medidas de apoio ao setor, como a renegociação de dívidas dos produtores rurais da região Sul do país que registraram prejuízo, em função da estiagem que atingiu as lavouras no ano passado. Lideranças também solicitam a implementação do seguro para redução de riscos climáticos no setor.


Fonte: n.a.