Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

Plantio de soja antecipado pode sofrer consequências por falta de chuvas frequentes 07/08/2013 .

Publicada em 07/08/2013 às 20:19:55

Plantio de soja antecipado pode sofrer consequências por falta de chuvas frequentes 07/08/2013 .Plantio de soja antecipado pode sofrer consequências por falta de chuvas frequentes 07/08/2013 .

A neutralidade na atmosfera desde o início de 2013 provocou uma grande variabilidade no clima em todo o país. As chuvas foram mais duradouras no primeiro semestre, apesar de terem superados em todos os meses as médias climatológicas. É normal que nesta época do ano o tempo fique firme entre o Sudeste e Centro-Oeste, especialmente em agosto, que é o mês mais seco do ano nessas duas regiões. Muitas vezes passam-se 31 dias sem registro de uma gota de água entre o interior de São Paulo e o norte do Mato Grosso.

Para a agricultura o tempo firme entre junho e agosto é favorável para a colheita das culturas como o milho 2ª safra, principal produto de exportação dos Estados do Centro-Oeste nesta época do ano. Depois de um início de agosto com tempo seco, a expectativa é do retorno das precipitações para a região nos próximos dias. Entre 10 e 15 desse mês a chuva fica mais intensa sobre o sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul.

No entanto, no decorrer da segunda quinzena de agosto a chuva mais intensa que o normal para esta época do ano espalha-se por todo Centro-Oeste. “A temperatura também deve oscilar, ficando bem mais elevada que o normal nos primeiros 15 dias do mês. Já na segunda quinzena, a entrada de uma forte massa de ar frio deve fazer com que a temperatura caia repentinamente”, explica o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

Apesar da chuva acima da média em agosto, por causa das chuvas no fim do mês, setembro será mais seco que o normal, especialmente na segunda quinzena. Serão poucas precipitações mais fortes, que acontecem somente nos primeiros dias do mês sobre o centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Além disso, por conta da chuva abaixo da média, setembro promete ser um mês quente.

A partir de outubro, a precipitação consolida-se em todo o Mato Grosso do Sul, sudoeste de Goiás e centro e sul de Mato Grosso e fica até acima da média nessa área. Já no norte goiano e mato-grossense a chuva permanecerá abaixo do normal. Toda essa variabilidade é explicada pela formação dos bloqueios atmosféricos, previstos para a região Sul no decorrer da Primavera. Eles farão com que a chuva fique concentrada nas áreas sob atuação da umidade da Amazônia, com isto, Goiás, Distrito Federal e o leste e norte de Mato Grosso terão uma estação com precipitação irregular.


Fonte: jornal do Tempo