Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

O objetivo da escarificação é quebrar esta película diminuindo o periodo inicial da germinação das sementes e também uniformizar o stand de plantas.

Publicada em 28/08/2013 às 18:08:20

 O objetivo da escarificação é quebrar esta película diminuindo o periodo inicial da germinação das sementes e também uniformizar o stand de plantas.ESCARIFICAÇÃO

Escarificação


As sementes de leguminosas apresentam ao seu redor uma película dura, que impede a penetração da água em seu interior, causando com isso uma demora na germinação. O objetivo da escarificação é quebrar esta película diminuindo o periodo inicial da germinação das sementes e também uniformizar o stand de plantas. Pode ser escarificado na fazenda com água quente. siga os seguintes passos.

1) Ferver um volume de água( 100 graus celsius) suficiente para cobrir 10 kgs de sementes.

2) Adicine a esta água fervendo, 30% do volume inicial de água fria( normal, não gelada) teoricamente teremos uma mistura de água morna com 70 graus celsius.

3) Coloque 10 kgs de sementes a serem escarificadas em um saco de algodão (branco) e introduza este na água morna ( 70 graus celsius) . deixe por 3 minutos e retire.

4) Em seguida introduza em um recipiente com água fria( normal, não gelada) por 1 minuto.

5) Retire e faça a secagem em lugar fresco e ventilado. após a secagem a semente está pronta para o plantio. faça este procedimento diariamente, de acordo com a necessidade do plantio.


Fonte: luiz r. teixeira