Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

Trigo apresenta produtividade inédita em Ijuí que ultrapassa 70 sacas por hectare.

Publicada em 11/11/2013 às 20:31:57

Trigo apresenta produtividade inédita em Ijuí que ultrapassa 70 sacas por hectare.Trigo apresenta produtividade inédita em Ijuí que ultrapassa 70 sacas por hectare.

A colheita do trigo em Ijuí e região se aproxima do final. No caso específico de Ijuí a colheita está em 80 por cento. Conforme o responsável pelo escritório da Emater Municipal, Edewin Bernich, o rendimento médio é de 50 sacas por hectare, acima das 45 sacas inicialmente projetadas.

Porém, ele salienta que algumas lavouras registram produtividade inédita, ou seja, acima de 70 sacas por hectare. As lavouras com menor produção de trigo em Ijuí ficam ao redor de 35 sacas por hectare. Outro dado bastante positivo, segundo Bernich, é que a média da qualidade do cereal também é muito boa. Nesse sentido, o trigo em Ijuí tem PH 80 e em alguns casos chega até a PH de 82.

As geadas tardias não causaram muito prejuízo na cultura. Inclusive as lavouras mais precoces, que poderiam ter estragos, já foram colhidas e de agora em diante o trigo tardio representa a cultura que não teve prejuízos, portanto com bom rendimento e qualidade.

Sobre a soja, o responsável pela Emater em Ijuí explica que o plantio está em cerca de 20 por cento no município. No momento o trabalho teve redução visto a falta de chuva e a colheita do trigo. No entanto Edewin Bernich destaca que a soja que já germinou apresenta bom aspecto, até pela adubação adequada que é investida.


Fonte: Rádio Progresso de Ijuí