Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

Trigo: Como será o clima para o trigo no Paraná em 2014.

Publicada em 20/03/2014 às 22:08:01

Trigo: Como será o clima para o trigo no Paraná em 2014.COMO SERÁ O CLIMA PARA O TRIGO NO PARANÁ EM 2014?
“A área de plantio do trigo no Paraná deve subir mais de 20%”; “a produção nacional pode passar de 7 milhões de toneladas”, “a remuneração da cultura (analistas estão se baseando nos preços atuais, de entressafra) será ótima”...Tudo isso você já leu, mas resta um fator nos prognósticos para determinar se tudo isso irá se concretizar, justamente o mais volúvel dentre todos os fatores, o Clima.
Diante disso, trazemos a interpretação de um prognóstico de clima da Bolsa de Buenos Aires para o clima na Região, com foco exclusivo no trigo do Paraná. Os dados estão divididos em mês de abril, maio, junho e trimestre julho a agosto/14, vamos a eles.
-Abril: (plantio)
Oeste, Sudoeste e Centro-Sul com chuvas entre 200-250mm.
Centro-Norte: Regiões de Apucarana, Ivaiporã e Campo Mourão com chuvas entre 100-150mm
Extremo Norte (Londrina, Maringá e Cornélio Procópio) com chuvas em 75mm.
-Maio: (plantio)
Extremo Norte com chuvas entre 25-75mm.
Oeste com chuvas entre 150-200mm
Centro-Norte: chuvas entre 75-150mm.
-Junho: (plantio e reprodução áreas mais precoces)
200- 350 mm em todo o Estado
-Trimestre Julho a Setembro (período reprodutivo e colheita):
500 a 750mm em todo o Estado. Manchas no Centro e leste do Estado com previsão em 1000mm.
Em síntese temos início de cultivo seco no Norte do Estado, ainda que as chuvas atuais e a baixa milimetragem possam favorecer rápido avanço de semeadura. Mês de maio extremamente seco não favorece o estabelecimento da cultura naquela região e ampliação das produtividades.
O contrário do que vemos no Oeste, onde as chuvas serão expressivas desde o início do ciclo, com o mesmo ocorrendo para as áreas de plantio mais tardio no estado (Centro-Sul e Campos Gerais).
De acordo com os dados acima, teremos um ano de grande preocupação com a sanidade e qualidade do trigo no Estado, algo que afeta diretamente a remuneração dos produtores.
Ainda é cedo para se afirmar que há certeza no prognóstico de clima que os modelos meteorológicos estimam, haja visto que mesmo a influência de El Niño ainda não pode ser confirmada pelos especialistas. Mas de início o prognóstico não é tão otimista à produção quanto os aumentos de área de plantio e os investimentos pelos agricultores recentemente anunciados.


Fonte: AF NEWS