Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

Paraná acelera plantio e tenta retomar liderança no trigo.

Publicada em 17/06/2014 às 19:34:29

Paraná acelera plantio e tenta retomar liderança no trigo.Paraná acelera plantio e tenta retomar liderança no trigo.

Cultura está em fase inicial de desenvolvimento nos campos dos estados produtores e tem potencial para alcançar cerca de 7 milhões de toneladas.


Depois de perder a liderança na produção nacional de trigo para o Rio Grande do Sul, por causa de uma quebra climática, o Paraná arranca na frente com o plantio do cereal neste ano. Segundo levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão ligado à Secretaria de Agricultura, 70% da área a ser ocupada pela cultura no estado estão semeados. O porcentual está em linha com o registrado tanto nesta mesma época do ano passado quanto na média histórica de cinco anos, em 71% e 72%, respectivamente. Já a situação dos gaúchos não é das melhores. Os produtores do estado vizinho estão com dificuldades em plantar o trigo de inverno deste ano. A umidade no solo não permite que as máquinas entrem em campo. De acordo com levantamento da Emater/RS, 22% do terreno destinado ao grão foram plantados até o momento. O atraso em relação a igual período de 2013 é de 12 pontos porcentuais. E nos últimos cinco anos, os produtores haviam plantado 39%, em média, até esta época. Se o clima continuar colaborando, os produtores paranaenses retomam dos gaúchos a posição perdida no ano passado. A produção estadual está estimada em 3,9 milhões de toneladas, 111% maior que a do ano passado e 35% superior à safra gaúcha.

No radar

15 milímetros de chuvas. É o volume previsto toda a região produtora de trigo do Paraná nos próximos cinco dias. As temperaturas mínimas previstas para o período vão de 6º a 12º, o que não deve comprometer o desenvolvimento das lavouras da cultura.


Fonte: Gazeta do Povo