Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

Gisele Loeblein: prazo maior para plantio dá segurança ao produtor Ministro confirma ampliação do prazo oficial para plantio das culturas de inverno até 31 de julho

Publicada em 04/07/2014 às 20:15:30

Gisele Loeblein: prazo maior para plantio dá segurança ao produtor Ministro confirma ampliação do prazo oficial para plantio das culturas de inverno até 31 de julhoA confirmação do ministro da Agricultura, Neri Geller, de que haverá ampliação até 31 de julho do prazo oficial para plantio das culturas de inverno no Estado deve trazer um pouco mais de tranquilidade aos produtores. Por conta da chuva, o avanço da semeadura emperrou. Em levantamento da Emater divulgado nesta quinta-feira, não passava dos 65% da área total estimada, quando deveria estar em 78%. Mais preocupante ainda é o fato de que na maior parte das regiões produtoras (80%), o período preferencial de cultivo já terminou.

A ampliação do calendário do zoneamento agrícola de risco climático havia sido formalmente solicitada pelo governo estadual e também era reivindicada por entidades como Federação da Agricultura do Estado (Farsul) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS). Ainda faltam trâmites burocráticos, como a publicação no Diário Oficial da União – prevista para a próxima semana – mas a garantia de prazo maior serve para que os agricultores consigam se planejar. Plantando dentro do zoneamento, ganham segurança, porque têm as garantias de crédito e seguro rural.

Apesar de não ter conseguido fazer apresentação técnica na reunião da Camex, como pretendia, o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, recebeu uma notícia que também considera importante para a produção de trigo. Será retomada a Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Agricultura. A ideia é discutir, em profundidade, temas como o da isenção da Tarifa Externa Comum para o cereal de fora do Mercosul. E é coisa para já.

– Já deve ser ativada na próxima segunda ou terça-feira. E a primeira reunião sai no dia 22 ou 23 – afirma Sperotto que, aliás, é um dos nomes cotados para a presidência da câmara.


Fonte: ZH