Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

Como estão as lavouras de trigo no Rio Grande do Sul? Com o clima seco, plantio de trigo evoluiu bem na última semana .

Publicada em 18/07/2014 às 20:15:46

Como estão as lavouras de trigo no Rio Grande do Sul? Com o clima seco, plantio de trigo evoluiu bem na última semana .Como estão as lavouras de trigo no Rio Grande do Sul? Com o clima seco, plantio de trigo evoluiu bem na última semana .

Por Gabriel Ferreira

Dados da EMATER-RS divulgados no final da tarde de hoje (17/07) indicam que o plantio de trigo evoluiu bem na última semana, período no qual as chuvas não excederam 10 mm nas principais regiões produtoras do Estado.

Segundo o órgão de assistência técnica e Extensão Rural gaúcho, temos neste momento 93% da área plantada. O avanço semanal da semeadura entre 10 e 17/07 foi de 161 mil hectares, o equivalente a 14 pontos percentuais.

Ainda temos atrasos nas regiões Centro-Norte e Noroeste, onde o plantio já deveria ter sido finalizado, porém o governo liberou o plantio até 31 de julho também nestas regiões, sendo que caso haja problemas com perdas, produtores destas áreas estarão cobertos pelo seguro agrícola.

Falando em perdas, a EMATER-RS projeta que 174,5 mil hectares (15% da área total prevista) tiveram problemas de carreamento de sementes, adubos, falhas de stand, etc. Algo que deve impactar nas produtividades do trigo gaúcho neste ano.

Reportes de técnicos locais indicam que tratamentos fitossanitários e adubações de cobertura também foram dificultados ou realizados fora de época na região Noroeste do Estado, outro complicador pela ocorrência de doenças e a menor disponibilidade de nutrientes nitrogenados à cultura, ambos fatores que afetam a qualidade do trigo a ser colhido.

Clima na próxima semana deve ter mais chuvas (a partir do início da semana), e com alta milimetragem acumulada (+ de 100mm) nas principais regiões produtoras, algo que deixa os produtores locais apreensivos.


Fonte: AF NEWS