Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

Trigo: vai ter El Niño? qual o efeito ao mercado nacional de trigo? O fenomeno El Niño não é favorável ao trigo brasileiro, diferentemente da soja e do milho. Mas será que ele vai mesmo ocorrer, e em qual intensidade? .

Publicada em 18/07/2014 às 20:18:24

Trigo: vai ter El Niño? qual o efeito ao mercado nacional de trigo? O fenomeno El Niño não é favorável ao trigo brasileiro, diferentemente da soja e do milho. Mas será que ele vai mesmo ocorrer, e em qual intensidade? .Trigo: vai ter El Niño? qual o efeito ao mercado nacional de trigo? O fenomeno El Niño não é favorável ao trigo brasileiro, diferentemente da soja e do milho. Mas será que ele vai mesmo ocorrer, e em qual intensidade? .

Que o plantio do trigo no Brasil tem sido atrasado pelo excesso de chuvas no Sul do país, você tem acompanhado. Mas isso ainda não se reporta aos efeitos do El Niño, algo que tem maior probabilidade de ocorrer no trimestre Setembro-Outubro-Novembro, afetando assim a qualidade do trigo produzido. E então, vai ter El Niño mesmo?

Conferindo as últimas publicações brasileiras (01/07), americanas (10/07) e australianas (15/07) sobre o assunto, vemos que o aquecimento acima do normal no Oceano Pacífico tem ocorrido, sendo esta a premissa básica para predição do fenômeno.

No entanto, dois condicionantes tem impedido que os pesquisadores afirmem com certeza a ocorrência futura do fenômeno neste ano e a sua intensidade, sendo eles: 1) a distribuição deste aquecimento nas áreas do Oceano Pacífico e Índico e 2) as respostas atmosféricas a este aquecimento das águas.

Sem estes dois fatores ocorrendo até o presente momento, dados australianos publicados ontem (15) indicam que diminuiu a probabilidade de ocorrência do fenômeno com intensidade forte, e isso já limita a força do evento, bem como os aumentos de temperatura na primavera e o aumento do volume de chuvas no sul do Brasil. Embora ainda acreditem que o fenômeno vai ocorrer.

Mas, afinal: - O que o fenômeno climático El Niño tem a ver com o trigo? ou mesmo, - O que isso tem a ver com o produtor rural brasileiro?

No curto prazo, moinhos consultados recentemente tem retornado às compras diante do risco de perda da qualidade da safra nova pelas chuvas no florescimento e na colheita, algo diretamente voltado à situação de estoques de passagem da safra atual.

Se imaginarmos no longo prazo e no contexto internacional, o efeito do El Niño no trigo australiano é de secas severas, podendo diminuir a oferta daquele país, e assim valorizar os preços internacionais do trigo, justo no momento de queda pela sazonalidade de oferta do hemisfério Sul. Possibilitando assim melhor remuneração na exportação do excedente nacional (ao menos diminuindo prêmios exigidos nos leilões de PEP), ou mesmo elevação da paridade de importação em relação à situação atual, melhorando um pouco as pedidas e a demanda pelo trigo nacional.

Por enquanto seguimos no campo das suposições, mas como o leitor pode ler acima, suposições embasadas no conhecimento científico disponível.


Fonte: AF NEWS