Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

Segundo consultoria, Rio Grande do Sul pode definir safra brasileira de soja.

Publicada em 09/03/2015 às 20:34:16

Segundo consultoria, Rio Grande do Sul pode definir safra brasileira de soja.Segundo consultoria, Rio Grande do Sul pode definir safra brasileira de soja.

Relatório publicado pela INTL FCStone avalia que o estado possui alta sensibilidade às variações climáticas

O Rio Grande do Sul é um dos estados que mais tem poder de definir a safra brasileira de soja, segundo análise da consultoria INTL FCStone. ‘Quando há alguma irregularidade climática no estado, o impacto é muito maior do que se ocorresse em outras regiões, refletindo pesadamente no número de produção do Brasil’, avaliou.

O relatório ‘Giro da Safra IV – Rio Grande do Sul e Santa Catarina’, divulgado nesta segunda-feira (9) pela consultoria, ressalta que a variabilidade histórica da produtividade da oleaginosa no estado gaúcho é extremamente alta, podendo ser impactada pelas as irregularidades no clima, uma vez que os níveis normais de precipitação não são tão altos.

‘Neste ano, as chuvas foram muito abundantes em janeiro, criando condições favoráveis para o desenvolvimento saudável das plantas. Já em fevereiro, o nível de precipitação ficou abaixo da média histórica, mas o volume foi suficiente para que as lavouras permanecessem em ótimo estado’, destacou. Os dados mostram que a média de precipitação acumulada do mês de janeiro deste ano no Rio Grande do Sul ficou em 168 mm, enquanto a média para o período é 157 mm. Em fevereiro esse número baixou para 124 mm, contra 161 mm no histórico.

No campo, o clima chuvoso chegou a preocupar os produtores, que tiveram problemas com a proliferação de pragas. Em alguns casos pontuais, o controle da ferrugem asiática foi dificultado pela umidade, como em Ijuí, município localizado no noroeste Rio-grandense. Apesar disso, o controle com defensivos foi feito de maneira a não trazer prejuízos para a produtividade.

Na revisão de março da Estimativa de Safra de grãos da INTL FCStone, a consultoria havia apontado incremento na produção de soja para a safra 2014/15, de 92,8 para 93,1 milhões de toneladas, em função das condições climáticas favoráveis reportadas no estado gaúcho. A produtividade média esperada é de 2,90 ton/ha no Rio Grande do Sul, com produção recorde de quase 15 milhões de toneladas.

‘Giro da Safra IV – Rio Grande do Sul e Santa Catarina’ é o quarto relatório de uma série de estudos especiais que combinam dados climáticos deste ano às classificações de risco criadas pela INTL FCStone a respeito da produtividade de cada microrregião, além dos estudos de campo realizados em parceria com a Expedição Safra, projeto do Agronegócio Gazeta do Povo.


Fonte: INTL FCStone