Sementes Fiscalizadas

WhatsApp (+55):
55 98111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype

Rabobank recomenda travar o dólar na compra dos fertilizantes Produtores devem considerar a sazonalidade nos preços do adubo e as expectativas da taxa de câmbio

Publicada em 29/04/2015 às 21:55:53

Rabobank recomenda travar o dólar na compra dos fertilizantes Produtores devem considerar a sazonalidade nos preços do adubo e as expectativas da taxa de câmbioRabobank recomenda travar o dólar na compra dos fertilizantes
Produtores devem considerar a sazonalidade nos preços do adubo e as expectativas da taxa de câmbio


Para o Rabobank, compra de adubos requer atenção a dois fatores: sazonalidade nos preços e expectativas sobre a taxa de câmbio
Um relatório elaborado pelos analistas do banco Rabobank sobre o mercado de fertilizantes alerta os produtores rurais sobre a necessidade de nesta safra definir uma boa estratégia para a compra do insumo, pois “pode ser um dos diferenciais na busca por rentabilidade positiva no campo”. Os analistas observam que a redução dos custos “se torna ainda mais essencial nos momentos de cotações de commodities agrícolas pressionadas, como esperado para a safra 2015/2016”.

saiba mais
Aminoagro e Dimicron anunciam fusão no mercado de fertilizantes
Petrobras adia projetos em fábrica de fertilizantes em MS
Vendas de adubos caíram 5% no primeiro trimestre de 2015
Na opinião dos analistas do Rabobank, a definição da estratégia na compra de adubos requer muita atenção a dois fatores: a sazonalidade nos preços dos fertilizantes no mercado brasileiro e as expectativas da taxa de câmbio. Eles observam que cenário atual o produtor se encontra numa situação preocupante, pois as negociações no início do ano foram restringidas pela alta do dólar e, historicamente, os preços tendem a subir na segunda metade do ano.

Os analistas comentam que o ponto chave da estratégia na compra do fertilizante é se proteger da volatilidade do câmbio. Apesar do enfraquecimento da moeda norte-americana no início de abril, a estimativa do Rabobank é que a taxa atinja patamares de R$ 3,00 até o final do ano, dizem eles, observando que dentre os fatores que formam o preço do adubo “o câmbio é o único que o produtor possui alternativas para se precaver do risco de oscilações”.

No estudo, os analistas citam duas ferramentas que pode ser utilizadas nos fechamentos dos negócios: as trocas por produtos agrícolas e o hedge de câmbio. Eles dizem que no caso das trocas, também denominada operação de “barter”, o produtor anula o efeito da volatilidade cambial, uma vez que tanto as commodities agrícolas quanto os fertilizantes são indexados em moeda norte-americana. O produtor precisa apenas calcular se a relação de troca está favorável.

Nas operações de hedge, o produtor se protege fixando o valor do dólar antes da compra do fertilizante. Se no vencimento da operação a moeda americana tiver subido, o produtor pagará mais caro pelo adubo, mas receberá um ajuste pela trava do câmbio.

Os analistas ressaltam que os produtores devem ficar atentos também às boas oportunidades de negócios em reais. Como os estoques atuais de fertilizantes estão altos em relação aos anos anteriores, os produtores capitalizados, em dinheiro ou em grãos disponíveis, e que têm condições de comprar a vista, devem aproveitar as oportunidades.


Fonte: globo rural