Sementes Fiscalizadas

Telefone (+55):
55 3322 6790 ou 8111 2902

sementes@sementesfiscalizadas.com.br - Skype | MSN | E-mail

Forrageiras Gramíneas

AS FORRAGEIRAS GRAMÍNEAS SE DIVIDEM EM BRAQUIÁRIAS E PANICUMS.

As plantas do Gênero Bracharia tem como centro de origem o continente Africano e apesar de botanicamente serem conhecidas há muito tempo, tiveram sua primeira introdução no Brasil como forrageiras na década de 50, sendo a partir daí responsáveis por uma verdadeira revolução da pecuária brasileira.

A primeira espécie introduzida no país foi a Bracharia decumbens trazida pelo antigo Instituto de Pesquisas Agropecuárias do Norte-IPEAN, mais tarde um segundo ecotipo de Bracharia decumbens proveniente da Austrália conhecido como Basilisk foi introduzido e largamente disseminado pelo país. Na década de 60, outras espécies como a Brachiaria humidícola, Brachiaria ruziziensis e Brachiaria brizantha foram introduzidas no Brasil, mas somente em 1977 a EMBRAPA lança a Brachiaria brizantha cultivar Marandu, atualmente a cultivar é a mais plantada no país.

Recentemente, nova cultivar da Brachiaria brizantha denominada Xararés foi lançada pelo CNPGC-EMBRAPA, e para os próximos anos novas cultivares de Brachiaria estão sendo esperadas.


Os Panicuns são plantas da família do Colonião, originárias da África, e tiveram sua primeira introdução acidentalmente no Brasil ainda na época de escravatura. Mais tarde, nas décadas de 60 e 70 novas cultivares de Panicum maximum foram introduzidas no país como o Green-panic, Makueni e Sempre Verde.

Também os Institutos de Zootecnia de São Paulo e IAC lançaram diversas cultivares nas décadas de 70 e 80, como Centenário, Centauros, Tobiatã e Aruana.

Mas somente com a coleção de 843 acessos de Panicum maximum recebidos do Instituto Francês IRD pela EMBRAPA - Gado de Corte , em 1982, foram lançadas as cultivares
Tanzânia 1, Mombaça e Massai, atualmente as mais plantadas no Brasil.

ANDROPOGON

AVEIA BRANCA

AVEIA BRANCA

AVEIA PRETA

AVEIA PRETA

AZEVEM

BRAQUIARIA BRIZANTA

BRAQUIARIA BRIZANTA

BRAQUIARIA DECUMBENS

BRAQUIARIA DICTIONEURA

BRAQUIARIA HUMIDÍCULA

BRAQUIARIA HUMIDÍCULA

BRAQUIARIA RUZIZIENSIS

CAPIM CENTENARIO

CAPIM ELEFANTE

CAPIM ELEFANTE

CAPIM LANUDO

CAPIM RODHES

CAPIM SUDÃO

CENTEIO

CENTEIO

FESTUCA

MILHETO

MILHETO

PANICUM ARUANA

PANICUM ARUANA

PANICUM MOMBAÇA

PANICUM MOMBAÇA

PANICUM PENSACOLA

PANICUM PENSACOLA

PANICUM TANZÂNIA

PANICUM TANZÂNIA

SETÁRIA KAZANGULA

TEOCINTO